Como Ativar o Comando "Ver Área de Trabalho" no Elementary OS Freya


Saudações, linuxusers! Nossa dica de hoje será como ativar o comando "mostrar área de trabalho" no Elementary OS Freya, isto é, como minimizar todas as janelas ativas com um único comando no teclado. Confesso que a falta desse comando no eOS foi terrível para mim que estava migrando recentemente do Windows. Pressionar <Winkey>+<D> sempre tornou meu trabalho produtivo (<WinKey> é a famosa "tecla do Windows"). Espero ajudá-los nas próximas linhas.

Antes de tudo, é preciso que o sistema esteja atualizado. Para isso, pressione <WinKey>+T para acessar o terminal e em seguida digite os seguintes comandos:
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get dist-upgrade

Após encerrar o processo de atualização do sistema, vamos instalar o comando wmctrl. Ele serve para fazer o controle de janelas. É nele que reside a mágica para mostrar a área de trabalho de nosso sistema. Para instalá-lo, digite o comando abaixo:
$ sudo apt-get install wmctrl

Pronto! Temos tudo o que precisamos para que o nosso comando funcione. A próxima etapa é criar um script que encapsule nosso comando. Abra o gerenciador de arquivos do Elementary OS em modo root (administrador) no diretório /usr/local/bin:
$ sudo su
# pantheon-files /usr/local/bin

Agora crie um arquivo chamado show-desktop e edite-o usando um editor de texto do seu gosto (o scratch por exemplo) inserindo o seguinte código de script:
#!/bin/sh
if wmctrl -m | grep 'mode: ON'; then
exec wmctrl -k off
else
exec wmctrl -k on
fi

Salve o arquivo. Em seguida, no terminal, insira o comando à seguir para tornar o script show-desktop executável:
$ sudo chmod +x /usr/local/bin/show-desktop

Feito tudo isso, vá para Configurações do Sistema > Teclado > Atalhos > Custom e adicione o script show-desktop e como tecla aceleradora pressione <WinKey>+<D>. Pronto! Agora é só encerrar a sessão e efetuar novamente login para usufruir do comando <WinKey>+<D> para visualizar a sua área de trabalho.

Até a próxima dica!!!

>>> Fábio Izidio

Comentários

Postar um comentário